Paróquias de Acolhimento

Este formulário serve para a inscrição das paróquias que desejam receber jovens nos Dias nas Dioceses (DnD) (ou Pré Jornada), uma proposta integrada na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023. As respostas serão recebidas e trabalhadas pelo Comité de Organização Diocesana (COD).

Que condições se exigem a uma Paróquia de Acolhimento (PA)?

Uma paróquia, para ser Paróquia de Acolhimento nos DnD, deve:

  • Indicar a pessoa responsável pelo acolhimento local para depois ser formada a equipa de acolhimento local.
  • Ter capacidade para dinamizar o programa durante a presença dos jovens na paróquia (o COD fará algumas sugestões, mas não será um programa exaustivo).
  • Prever condições de alojamento (espaços colectivos, mas preferencialmente famílias - ver formulário para famílias).

Quais são os custos com o acolhimento dos jovens?

Cada jovem pagará um valor pela inscrição nos DnD que cobrirá uma pequena parte das despesas (valor ainda por definir pela Santa Sé). As paróquias devem garantir o alojamento para os jovens que não ficam em famílias e a alimentação de todo o grupo durante os vários dias. Às Famílias de Acolhimento será pedido que ofereçam o pequeno almoço.

Como é que os jovens chegam à Paróquia de Acolhimento?

A deslocação até à PA, assim como a deslocação entre a PA e os dias da JMJ, em Lisboa, são da responsabilidade dos grupos estrangeiros.

De onde vêm estes jovens?

Podem vir de qualquer país do mundo. Ao inscreverem-se na JMJ, os grupos escolhem uma diocese onde pretendem viver os DnD.

Como sabemos quais os jovens que vamos receber?

A organização nacional distribui os grupos inscritos pelas dioceses de Portugal. Cada Comité Organizador Diocesano aceita e valida a inscrição dos grupos estrangeiros e encaminha-os para as Paróquias de Acolhimento. A Paróquia de Acolhimento, depois de aceitar o grupo, receb do COD os contactos para começarem a viver juntos a JMJ 2023 e agilizar todas as questões práticas.

E se não soubermos falar a língua dos jovens?

É necessário que haja na equipa de acolhimento da PA alguém que domine razoavelmente o inglês para comunicar com os grupos estrangeiros.

Data limite para inscrição da Paróquia de Acolhimento.

As paróquias devem inscrever-se como Paróquias de Acolhimento com a maior antecedência possível.

Comité Organizador Diocesano JMJ
Seminário Diocesano de Leiria
Largo Padre Carvalho
2414-011 Leiria
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram