RETIRO 24: Uma retirada que “veio mesmo a calhar”

Nos dias 12 e 13 de março, cerca de seis dezenas jovens aceitaram o convite do SDPJ para uma Retirada Estratégica. Neste campo de batalha em que parece que vivemos diariamente, nada melhor do que saber retirar-nos na altura certa para redefinir estratégias e voltar à ação melhores e mais fortes.

Este foi o convite que estes jovens aceitaram, nos dias em que a Igreja celebrou as «24 horas para o Senhor». Um convite que lhes propunha incluir nas 24h do seu dia algumas formas de oração, entre elas, a via sacra, o terço, a leitura orante da palavra de Deus e o exame de consciência.

Contar este Retiro apenas lhe faz jus se forem os próprios jovens a fazê-lo, por isso deixamo-los falar ao longo dos próximos parágrafos:

Esta retirada estratégica, passo a expressão, “veio mesmo a calhar”. Ando sempre a 1000 e estas 24 horas obrigaram-me a parar para cumprir as missões. Mesmo com tanta coisa para fazer durante esse dia, arranjei o tempo para poder estar mais próxima de Jesus e que bom que foi! Foi como que libertador!

Anónimo

Acho que o conceito em si e as missões estavam muito bem planeadas, o que nos motivou a empenhar em fazer todas as missões, e o melhor foi poder fazê-las acompanhada por um grupo de amigos, que deram tudo! Foram 24 horas intensas, que puseram, sem dúvida, a nossa fé e coragem à prova!

Bruna Vala

O Retiro foi um momento privilegiado de encontro comigo e com Deus. (…) Foi muito bom, encontrar pessoas na mesma faixa etária, em busca da mesma proximidade espiritual. (…) Este retiro foi um oásis no marasmo em que a minha vida espiritual se tinha tornado.

Vanessa

Sem dúvida que quero repetir. (…) Melhor só mesmo presencial para não haver maneira de “escapar” a nenhum momento.

Marta Rodrigues

Pessoalmente adorei esta Retirada. Foi me dada uma oportunidade de estar mais perto d’Ele e focar na oração e ao mesmo tempo em comunidade.

Anónimo

Gostei muito desta proposta, e através dela consegui parar e rezar sozinha e com amigos.

Anónimo

O tempo de Deus é mesmo inexplicável! (…) Como o Padre Nuno partilhou, não há regras para a oração e, se assim é, então mais vale apresentarmo-nos apenas disponível para Ele, colocar o nosso olhar sobre o que nos ensina e tentar ao máximo trazer isso para a nossa vida. Esta retirada ajudou-me não só a retirar mas também a acrescentar um sentido na minha vida de oração.

Tatiana de Jesus

Estava a precisar, confesso! (…) Quem diria que era possível fazer um Retiro em casa? A verdade é que foi e superou as minhas expectativas, e acima de tudo tive a oportunidade de estar com Jesus. A conversa com o Pe. Nuno Tovar de Lemos foi a cereja no topo do bolo! Mesmo! Espero continuar a viver as próximas 24 horas com os olhos postos em Jesus.

João Adão

Na certeza de que o Retiro 24 não termina aqui, que todos os dias há uma nova oportunidade de 24h para podermos focar-nos no essencial, que é Deus e a nossa relação com Ele, também o SDPJ deixa uma certeza: o Retiro 24 voltará no próximo ano e, se Deus quiser, com uma proposta presencial e online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *