Tubo de ensaio está de volta!

Neste segundo ano do triénio dedicado à Eucaristia e no sentido de dar valor e sentido à animação musical, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) sentiu a necessidade de propor novamente, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2022, a formação Tubo de Ensaio, sobre a ligação da música com a liturgia em contexto juvenil na nossa Diocese.

Tubo de Ensaio – Formação sobre música, liturgia e pastoral juvenil é um conjunto de três sessões de formação para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema. 

A primeira edição da formação Tubo de Ensaio aconteceu no início do ano de 2020 e agora está de volta para todos os que não tiveram oportunidade de participar e para os que quiserem refrescar a memória. O Tubo de Ensaio é direcionado a todos os que encaram a música na liturgia como a sua missão na Igreja.

A música é encarada pela pastoral juvenil como um meio de animação de fé muito forte, como um combustível sem fim d’Aquele que nos faz arder o coração. Mas quantas vezes conseguimos aproveitar o verdadeiro significado da música na liturgia? Que valor damos a este serviço numa celebração de fé ou em qualquer outro momento de oração?

As dúvidas surgem sempre que temos de preparar uma celebração com jovens e deixamos que tudo se decida apenas com base na experiência fazendo com que, na maioria das vezes, as celebrações pareçam concertos em que a assembleia não participa ou num momento em que a “malta do coro” se diverte mas não vive a Eucaristia a que é chamado a servir. A animação musical da Eucaristia é mais do que isso e ganha nova força quando nos deixamos animar pelo verdadeiro Animador da nossa Fé, que é Jesus Cristo.

Conteúdos:

  • O canto na liturgia
  • A liturgia e seus ritmos
  • A música na liturgia
  • Como preparar uma celebração
  • Liderar, cantar e tocar

Inscrição:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *