Levanta-te! MC’Fest e Dia Mundial da Juventude

Após duas datas adiadas da realização do festival que iria escolher os representantes da nossa diocese para o Festival da Canção de Mensagem a nível nacional, eis que no dia Mundial da Juventude, no domingo, dia 21 de novembro, aconteceu o Festival da Canção Jovem de Mensagem Cristã da Diocese de Leiria Fátima: MC’Fest, dinamizado pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ). O palco do Teatro Municipal de Ourém foi o local onde os três grupos concorrentes apresentaram as suas canções originais inspiradas no tema da Jornada Mundial da Juventude, com o lema “Levanta-te”.

O espetáculo começou de uma forma inspiradora através da dança, com a apresentação de uma coreografia contemporânea por parte das jovens da Academia de Dança Arabesque, que lembrou como, numa linguagem diferente, a arte pode ser expressão de interioridade e espiritualidade. Em seguida, houve a oportunidade de ouvir a mensagem de D. António Marto que, apesar de não poder estar fisicamente presente, lembrou todos os participantes da importância deste festival como celebração da alegria da fé e da juventude na igreja que caminha junta.

Após a explicação do concurso e da apresentação dos jurados, os apresentadores do Festival, Rita Francisco e Marco Pinheiro, deram início ao desfile das canções concorrentes com o Grupo de Jovens da Barreira (GJB) a interpretar a canção “Agarra a tua luz”, seguidos pelo Grupo de Jovens da Marinha Grande com a sua canção “Alguém te chama” e, por fim, o Grupo de Jovens de Santa Catarina (GJSA), da paróquia da Azoia, com a canção “Firma-te nos pés”. Todas as canções foram apoiadas pelas claques das suas paróquias que se fizeram notar de uma forma muito criativa.

Enquanto os jurados decidiam qual seria a canção vencedora, o espetáculo seguiu com a celebração dos cerca de 40 anos de dinamismo da pastoral juvenil em Leiria-Fátima e o palco recebeu o grupo vencedor do Festival em 2008 com a interpretação da canção “Acolhe” e, em pano de fundo, imagens de festivais diocesanos que aconteceram nos últimos anos, uma forma de recordar e celebrar os dons que a música tem trazido a esta Diocese!

 

A CAMINHO DA JMJ

Neste Dia Mundial da Juventude, o SDPJ não podia deixar de marcar a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que foi apresentada pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima, que realçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, convidando todos os presentes a fazer parte deste caminho. Um dos momentos altos desta tarde foi a apresentação ao vivo do hino oficial da JMJ Lisboa 2023, “Há pressa no ar”, que foi interpretada por um grupo de jovens da diocese que se juntou com este propósito e que encheu a sala do auditório com uma energia que já contagia todos para esta Jornada em Portugal.

 

OS VENCEDORES

Ao chegar ao fim do espetáculo, foi divulgado o vencedor do Prémio Ser (prémio votado entre os concorrentes para escolher o grupo com o melhor espírito de festival, entreajuda, serviço, simpatia, interação), que foi atribuído ao Grupo de Jovens da Barreira, que recebeu o prémio pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O prémio da canção vencedora foi para o Grupo de Jovens de Santa Catarina da Azoia com a canção “Firma-te nos Pés” que, segundo o júri, foi a canção que melhor reuniu os critérios de enquadramento com o tema, música, letra e interpretação. O grupo, que recebeu o seu troféu pelas mãos do Pe. Augusto, consagrou a sua conquista voltando a interpretar a canção para as cerca de 300 pessoas presentes nesta que foi a comemoração diocesana do Dia Mundial da Juventude.

O GJSC representará a nossa Diocese no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, no dia 8 de maio de 2022, que terá lugar na diocese de Aveiro, concorrendo contra representantes de cada uma das restantes dioceses do país, e todos os diocesanos de Leiria-Fátima estão convidados a juntar-se à claque que os apoiará.

 

O QUE DIZ QUEM PARTICIPOU?

Queremos dizer a toda a gente que foi ótima a sensação causada pela participação no festival. Uns mais nervosos que outros, a adrenalina e a ansiedade de entrar em palco. Por fim, lá nos soltámos e demos o nosso melhor. Sempre com o objetivo de louvar a Deus e servi-lo com todo o nosso amor.

Para o ano cá estaremos novamente prontos para um novo desafio e um novo tema. Servindo o nosso Pai com alegria e devoção.

Grupo de Jovens da Marinha Grande

Mais uma vez, aceitámos este grande desafio de participar no MC’Fest. O processo inicial desta aventura é sempre o que nos deixa mais ansiosos: conseguir desenvolver uma música que se adapte ao tema que nos é proposto. Por isso, juntámos todo o nosso grupo para que, juntos, construíssemos algo incrível. Com alguns “pozinhos mágicos” e com a ajuda que nos foi oferecida, criámos o tema “Firma-te nos pés”, uma música com a qual procurámos passar uma grande mensagem:

“Levanta-te” de onde estejas e “firma-te nos pés”!! Sabemos que nem sempre é fácil seguir Deus e ouvir o que Ele nos tem a dizer… mas acreditamos que juntos e com a ajuda daqueles que se quiserem juntar a nós, conseguiremos encontrar a luz, o nosso rumo, o nosso lugar. “Levanta-te, Deus está a chamar” e não tenhas medo porque “se tiveres fé, sozinho não vais ficar”.

E quem diria… tornou-se a canção vencedora!! Neste dia tão especial, o dia mundial da Juventude, criámos grandes memórias e mostrámos que juntos conseguimos mais.

Grupo de Jovens de Santa Catarina, Azoia

Para quem nunca participou no festival da canção, pode parecer que este se resume aos 3 minutos e meio que passamos em palco. Por muito bons que estes minutos possam ser, há muito mais que nos marca. Desde as brincadeiras entre o grupo na criação da música e nos ensaios, até ao convívio com os outros grupos no dia do festival, são memórias que levamos para a vida e nos fazem voltar. Já cá estivemos antes, e de certo que voltaremos a estar!

Grupo de Jovens da Barreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *