Passo a passo rumo à JMJ Lisboa 2023

No passado sábado, dia 3 de julho, demos mais um passo nesta caminhada para a Jornada Mundial da Juventude de 2023, com o encontro do Comité Organizador Diocesano, o COD, com os Comités de Organização Vicarial e o nosso Cardeal D. António Marto. Esta reunião, adiada algumas vezes devido à pandemia, teve lugar, pela primeira vez presencialmente, no Seminário Diocesano de Leiria e contou com cerca de 25 participantes, das diversas vigararias e de alguns movimentos de formação cristã, da Diocese de Leria-Fátima.

COD e COV são acrónimos ainda estranhos, mas que até 2023 vão tornar-se familiares, pois são os agentes pastorais impulsionadores da JMJ na nossa diocese. A criação destes comités nasceu da necessidade de envolver as comunidades, motivar a participação dos jovens e preparar o acolhimento nas pré-jornadas, “para que nenhum jovem deixe de viver esta experiência, porque não sabia da sua existência”, afirmação do P. André Batista, responsável pelo COD, repetida no encontro.

Ao longo da reunião reforçou-se que a Jornada, como experiência de missão e vivência da fé, deverá assumir um lugar relevante na ação pastoral juvenil nas vigararias, paróquias e movimentos, podendo constituir uma oportunidade de envolver e criar grupos de jovens.

Houve tempo ainda para a reflexão e partilha da situação atual da evangelização dos jovens, nos diversos pontos da diocese.

Inspirados pelas palavras do Cardeal D. António Marto, que à luz do exemplo de Maria, frisou a necessidade de Sair, Seguir e Servir, o encontro terminou com a partilha do ponto de partida de ação que cada vigararia e movimento escolheu para o próximo ano pastoral.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *