FAZ MISSÃO: A segunda edição leva-nos mais perto dos avós

A organização da Jornada Mundial da Juventude e as dioceses de Portugal vão realizar a segunda edição do projeto “Faz Missão”.

Esta proposta, que vai acontecer nos dias 24 e 25 de julho, tem a particularidade de se enquadrar no primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos (25 de julho) pelo que pretende também pôr os jovens em interação com os idosos, acolhendo deles histórias e testemunhos de vida inspiradores.

A proposta prevê dois planos de ação: No chamado Plano A, é pedido aos jovens que procurem um avô ou uma avó, ou um idoso, nas vizinhanças. Já o Plano B sugere o envio de uma carta para um lar para a qual se pede resposta também por carta. Depois, marca-se com os interlocutores uma hora nos dias 24 ou 25 de julho para uma conversa. Nessa conversa, os jovens explicarão que o Papa Francisco instituiu um dia dedicado aos mais idosos e que essa é a razão de ser da conversa, e porque os jovens têm muito a aprender com os mais antigos. Nessa conversa, os jovens deverão envergar a camisola de “Missionário JMJ” – t-shirt com o logo da JMJ 2023 – e explicar também o que significa a indumentária que trazem.

Depois, a conversa fluirá com outras questões que levem o idoso a partilhar aspetos interessantes da sua própria vida. Para esse diálogo, o SDPJ tem preparado um guião que ajudará a desbloquear. O guião e todos os outros materiais necessários a esta missão estão disponíveis aqui.

Terminada a conversa, que terá um momento final com a oração para o Dia Mundial dos Avós e Idosos, todos tiram uma fotografia para publicar nas redes sociais próprias com as hashtags #JMJmissaoleiria, #lisboa2023 e #Iamwithyoualways ou enviar por mensagem para as redes sociais do SDPJ.

adaptado de https://www.leiria-fatima.pt/pastoral-juvenil-quer-jovens-a-fazer-missao-com-os-avos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *