COD Leiria-Fátima promove formação sobre o itinerário Rise Up

O Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima vai promover uma apresentação/formação sobre o 2º ano do itinerário Rise Up para os animadores juvenis, sacerdotes, responsáveis pastorais de paróquias e movimentos, dirigentes do CNE e todos quantos estejam interessados em conhecer esta ferramenta de dinamização, formação e preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

Esta apresentação vai decorrer online, na plataforma Zoom, a partir das 10h do dia 13 de novembro (ID de acesso: 985 3644 7298 | senha: riseup).

O 2º ano deste itinerário, que inclui já alguns textos dos Atos dos Apóstolos, destaca a dimensão comunitária da experiência da fé. Além disso, ao longo dos vários encontros, os jovens serão levados a desenvolver um projeto comunitário designado por “Eu sou missão”. O objectivo é que os jovens desenvolvam autonomamente um projeto de integração da sua condição de fé juvenil junto da comunidade.

No 1º ano da proposta Rise Up, os Comités Organizadores Vicariais (COV) da JMJ realizaram alguns dos encontros propostos, inicialmente on-line e depois presencialmente.

Rise Up é o itinerário pastoral, formativo, espiritual e catequético lançado em 2020 como preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023. O nome RISE UP dado a esta proposta é uma tradução inglesa da palavra “levanta-te” escolhida pelo papa Francisco para conduzir os jovens nos anos que antecedem a JMJ de Lisboa. Nas mensagens anuais para o Dia Mundial da Juventude, até 2023, o papa elegeu textos bíblicos que incluem esse imperativo, levanta-te, como um incentivo aos jovens para que sintam a fé como um desafio missionário.

Os textos bíblicos escolhidos para servir de ponto de partida para cada encontro deste itinerário são do Evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos. Em cada um desses textos o convite “levanta-te” vai conduzir os jovens ao aprofundamento de uma determinada dimensão da fé cristã.

O itinerário Rise Up está a ser traduzido em várias línguas para poder servir a jovens de várias nacionalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *