O que é o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ)?
É um serviço designado pelo Bispo Diocesano para apoiar os grupos de jovens em particular e coordenar a pastoral dos jovens em Leiria, em geral. Segundo as bases para a pastoral juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa, “Sem estruturas pastorais diocesanas adequadas, a pastoral juvenil não pode realizar os objectivos antes enunciados. Um Serviço Diocesano impulsionará a pastoral juvenil em toda a Diocese e cuidará que se lhe dê uma atenção normal em cada paróquia; será o ponto de encontro das preocupações e da elaboração das propostas pastorais; cuidará da preparação dos animadores e dos responsáveis; preparará e elaborará os subsídios necessários. A Equipa Diocesana deve ser plural nas experiências, na sensibilidade, na capacidade de propostas e de acompanhamento das situações.”
Por quê um Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ)?
Segundo as bases para a pastoral juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa, “Sem estruturas pastorais diocesanas adequadas, a pastoral juvenil não pode realizar os objectivos antes enunciados. Um Serviço Diocesano impulsionará a pastoral juvenil em toda a Diocese e cuidará que se lhe dê uma atenção normal em cada paróquia; será o ponto de encontro das preocupações e da elaboração das propostas pastorais; cuidará da preparação dos animadores e dos responsáveis; preparará e elaborará os subsídios necessários. A Equipa Diocesana deve ser plural nas experiências, na sensibilidade, na capacidade de propostas e de acompanhamento das situações.”
Qual é a acção nas paróquias?
As paróquias tem sempre uma autonomia própria, pelo que o papel do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil resume-se ao apoio aos agentes que intervêm directamente na pastoral juvenil paroquial (animadores de grupos e/ou movimentos juvenis), quer através de envio de material pedagógico, quer através da informação acerca de propostas directamente relacionadas com o jovens.
Quem é o responsável?
O responsável principal é o seu Director-Assistente, um sacerdote escolhido pelo Bispo diocesano.
A quem se dirigem as suas actividades?
Todos os jovens da diocese de Leiria-Fátima, em geral, e o pertencentes a grupos de jovens paroquiais, em particular, são destinatários das actividades da Pastoral Juvenil.
Quem faz parte do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil?
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil é essencialmente constituído por uma equipa de jovens escolhida pelo seu Director-Assistente. Este último, por sua vez, é um sacerdote escolhido pelo Bispo diocesano.
Quais os objectivos gerais?
1. ser espaço de partilha entre os vários movimentos, serviços e secretariados que trabalham com a juventude 2. desenvolver propostas de itinerários para os jovens 3. elaborar instrumentos de apoio ao sector da pastoral juvenil 4. dinamizar actividades adequadas aos jovens
Que actividades realiza a Pastoral Juvenil?
Realiza todo o tipo de actividades de cariz diocesano e destinadas essencialmente aos jovens, desde encontros de reflexão, oração e animação. Nos últimos anos tem havido uma série de momentos comuns, como: Oração Shemá, Festival da Canção Jovem, Peregrinação Diocesana Jovem… Além disso produz diverso material de apoio à actividade com jovens, tal como: Cadernos Temáticos, Cancioneiro Musical… E ainda, promove a organização na Diocese de eventos supra-diocesanos: Fátima Jovem Fórum Jovem Jornada Mundial da Juventude
Onde se encontra a Pastoral Juvenil?
Tem a sua sede no Seminário Diocesano de Leiria, onde acontecem as reuniões do Serviço que visam desenvolver actividades em todo o espaço da diocese.
Se existe Secretariado Nacional, qual é a ligação?
Existe o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil que é a representação a nível nacional de todos o Secretariados Diocesanos. Este departamento está directamente relacionado com a Conferência Episcopal.