Estreia da “banda sonora da JMJ” perante milhares de jovens

O hino da JMJ, um dos seus símbolos mais característicos e “banda sonora” da JMJ, estreou na véspera da festa da Virgem de la Almudena, padroeira Madrid.

“Firmes na fé”, título da obra, foi executado pela Orquestra Jovem da Comunidade de Madrid (JORCAM) e pelo Coro da Escolanía de El Escorial. Ambos participaram na gravação do hino, que será distribuído a partir do próximo dia 19 de Novembro.

O hino acompanhará os jovens na preparação e na celebração da JMJ em Madrid, e é baseado nas palavras do Apóstolo S. Paulo: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé “, escolhidas pelo Papa Bento XVI como tema para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011.

O hino tem sete estrofes e o refrão diz:

“Firmes na Fé, caminhamos em Cristo,
Nosso amigo, nosso Senhor.
Glória a Ele para sempre! Glória a Ele para sempre!
Caminhamos em Cristo, firmes na Fé.”

O autor da letra é Dom César Franco, coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude e Bispo Auxiliar de Madrid. Para o autor, “as estrofes destacam a  Humanidade santíssima de Cristo, ao estilo da tradição mística espanhola, e pretendem torná-la mais próxima dos jovens “.

Enrique Vázquez, sacerdote vitoriano e compositor de música religiosa,  encarregou-se de o musicar. Vázquez recordou o processo de composição do hino, do qual destacou: “o primeiro desafio foi idealizar uma melodia que ajudasse a compreender o texto, a cantá-lo e a rezá-lo.”

Vázquez destacou que “os versos começam com um tom mais lírico, que reflectem o assombro, admiração e a gratidão perante a Pessoa e a obra do nosso Redentor. ”

Esta obra foi gravada em três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros, e uma versão popular com acompanhamento à viola. As três versões estão disponíveis gratuitamente no site oficial da Jornada Mundial da Juventude, onde também se podem descarregar as partituras. Quem preferir o formato CD, poderá adquiri-lo na editora São Paulo, que patrocinou a gravação do hino e a produção dos CD’s.

Um vídeo musical do hino, em versão multilingue, será distribuído futuramente.

Descarregar o hino (música, letra e partitura) em: http://www.madrid11.com/es/oficina-de-prensa/descargas

As lojas em que pode ser adquirido: http://libreria.sanpablo.es/redlibrerias.php

via Estreia da “banda sonora da JMJ” perante milhares de jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *