Conselho Nacional de Pastoral Juvenil procura «caminhos de comunhão» a caminho de «Madrid 2011»

Nos próximos sexta-feira e sábado, reúne em Fátima o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, com a participação do Director e Vice-Director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil da Itália. Os padres Nicolò  Anselmi e Domenico Beneventi dirigem a palavra aos secretariados diocesanos e movimentos presentes com dois temas intitulados «Caminhos de comunhão na diversidade. A experiência italiana» e «Fazer mais e melhor pela evangelização dos jovens».

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) é um órgão criado pela CEP/CELF, que integra, como seus membros, representantes das diversas instituições eclesiais que se ocupam da pastoral juvenil no âmbito nacional e da coordenação diocesana, designadamente “representantes dos Serviços Diocesanos, Movimentos, Institutos e Associações Juvenis”, tendo em vista uma “reflexão alargada dos problemas e projectos da Pastoral Juvenil” (Bases, n.º 24).

Esta é a segunda e última reunião do Conselho no ano pastoral 2009-2010, tendo sido a anterior em 22 e 23 de Janeiro passado. A reunião  é presidida por Dom Ilídio Leandro e do programa consta ainda a avaliação do Fátima Jovem 2010 e a proposta para 2011; a preparação do XII Fórum Ecuménico Jovem a ocorrer em Novembro e o Festival Nacional da Canção, em Dezembro; uma apresentação do X Fórum Internacional de Jovens, ocorrido em Roma em Março deste ano e, particularmente, a abertura das Inscrições portuguesas para as Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid, em Agosto de 2011. Junto com a abertura das Inscrições terá lugar a apresentação da versão portuguesa do site oficial das JMJ.

PROGRAMA

Unidade temática: “Bom mestre, que devo fazer para ter em herança a vida eterna?” (Mc 10,17)

Objectivos:
1 – Avaliar o Programa Pastoral 2009-2010 do DNPJ e o trabalho do CNPJ.
2 – Continuar a dinamização portuguesa para a JMJ Madrid 2011
3 – Reflectir sobre a Pastoral juvenil em Portugal e traçar linhas para o ano pastoral 2010-2011.

DIA 18, SEXTA

20.00h: Jantar
21.30h: Abertura pelo Sr. Dom Ilídio Leandro, Membro da CELF. Palavras de saudação do DNPJ e apresentação da Agenda de trabalhos. Eleição do Secretariado para a Reunião
21.50h: Avaliação da Peregrinação Fátima Jovem 2010 e proposta para 2011.
22.40h: Preparação do VIII Festival Nacional Jovem e do XII FEJ.
23.30h: Oração de Completas

DIA 19, SÁBADO

09.00h: Oração de Laudes
09.30h: Apresentação de todos os grupos presentes. Partilha sobre o X Fórum Internacional da Juventude «Aprender a amar».
09.50h: Reflexão sobre a Pastoral Juvenil no séc. XXI: «Caminhos de Comunhão na diversidade» e «Mais e melhor pela evangelização dos jovens». Trabalhos sob a orientação dos Revdos. Padres Nicolò di Anselmi e Domenico Beneventi (Director e Vice-Director do Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Italiana)
11.30h: Intervalo
12.00h: Novidades da preparação para a JMJ Madrid 2011.
12.45m: Aprovação do documento final
13.00h: Almoço
14:00h: Despedida

via Departamento Nacional da Pastoral Juvenil – Conselho Nacional de Pastoral Juvenil procura «caminhos de comunhão» a caminho de «Madrid 2011».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *