Tubo de ensaio

A música é encarada pela pastoral juvenil como um forte meio para a animação da fé, como um combustível sem fim d’Aquele que nos faz arder o coração. Mas quantas vezes conseguimos aproveitar o verdadeiro significado da música na liturgia? Que valor damos a este serviço numa celebração de fé ou em qualquer outro momento de oração?

As dúvidas surgem sempre que temos de preparar uma celebração com jovens e deixamos que tudo se decida apenas com base na experiência, fazendo com que, na maioria das vezes, as celebrações pareçam concertos em que a assembleia não participa ou um momento em que a “malta do coro” se diverte mas não vive a Eucaristia a que é chamada a servir.

É no sentido de dar valor e sentido à animação musical que o SDPJ sentiu a necessidade de propor esta formação sobre a ligação da música com a liturgia em contexto juvenil na nossa Diocese. A animação Eucarística ganha nova força quando nos deixamos animar pelo verdadeiro Animador da nossa Fé. 

O “Tubo de Ensaio - Formação sobre música, liturgia e pastoral juvenil” é um conjunto de sessões de formação para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema. São abordadas várias questões e preocupações com que muitas vezes nos confrontamos quando temos de preparar uma celebração: “onde se senta o coro?”, “temos de arranjar alguém para cantar o salmo!”, “quando é que devo acabar o cântico da comunhão?”, “como é que eu escolho os cânticos para cada momento?”.  E claro, também teremos tempo para ensaiar e, quem sabe, aprender cânticos novos!

A iniciativa desta proposta é do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e do Departamento de Liturgia.

Próxima data:

A definir

Inscrições:

A definir

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram