Trinta jovens participam no F5

Trinta jovens provenientes das paróquias do Arrabal, Cruz da Areia, Meirinhas e Pedreiras participaram no primeiro dos três encontros que o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil propõe ao Grupo de Preparação para o Crisma F5. 

Neste encontro inicial, como forma de apresentação, os jovens trouxeram um objeto que identificasse a sua relação com Deus, algo que fosse sinal da presença de Deus nas suas vidas.

O mote para esta tarde foi o encontro de Jesus com Zaqueu, o pequeno cobrador de impostos que subiu ao sicómoro para ver Jesus. A metáfora da árvore levou estes jovens a identificarem-se, nas várias dimensões da sua vida, com os ramos, o tronco, as folhas, os frutos e as raízes de uma árvore, a árvore que serviu para Zaqueu alcançar Jesus, assim como há tantas oportunidades para ver Jesus nas várias dimensões da vida de cada jovem.

Depois de um tempo de meditação pessoal e da partilha em grupo, os jovens colocaram a sua reflexão diante de Deus num momento de oração comum. Foi aqui que lhes foi entregue uma pequena casa de madeira, percorrendo desta forma o caminho de Zaqueu que, depois de alcançar Jesus subindo à árvore, deixou que o Senhor entrasse em sua casa. Ficou assim aberta a porta para o encontro seguinte que decorrerá no dia 15 de janeiro.

Este projeto F5 tem como objetivo proporcionar aos jovens que se preparam para o Crisma no itinerário normal da catequese, um aprofundamento das suas motivações de fé.

Tubo de ensaio está de volta!

Neste segundo ano do triénio dedicado à Eucaristia e no sentido de dar valor e sentido à animação musical, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) sentiu a necessidade de propor novamente, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2022, a formação Tubo de Ensaio, sobre a ligação da música com a liturgia em contexto juvenil na nossa Diocese.

Tubo de Ensaio – Formação sobre música, liturgia e pastoral juvenil é um conjunto de três sessões de formação para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema. 

A primeira edição da formação Tubo de Ensaio aconteceu no início do ano de 2020 e agora está de volta para todos os que não tiveram oportunidade de participar e para os que quiserem refrescar a memória. O Tubo de Ensaio é direcionado a todos os que encaram a música na liturgia como a sua missão na Igreja.

A música é encarada pela pastoral juvenil como um meio de animação de fé muito forte, como um combustível sem fim d’Aquele que nos faz arder o coração. Mas quantas vezes conseguimos aproveitar o verdadeiro significado da música na liturgia? Que valor damos a este serviço numa celebração de fé ou em qualquer outro momento de oração?

As dúvidas surgem sempre que temos de preparar uma celebração com jovens e deixamos que tudo se decida apenas com base na experiência fazendo com que, na maioria das vezes, as celebrações pareçam concertos em que a assembleia não participa ou num momento em que a “malta do coro” se diverte mas não vive a Eucaristia a que é chamado a servir. A animação musical da Eucaristia é mais do que isso e ganha nova força quando nos deixamos animar pelo verdadeiro Animador da nossa Fé, que é Jesus Cristo.

Conteúdos:

  • O canto na liturgia
  • A liturgia e seus ritmos
  • A música na liturgia
  • Como preparar uma celebração
  • Liderar, cantar e tocar

Inscrição:

Levanta-te! MC’Fest e Dia Mundial da Juventude

Após duas datas adiadas da realização do festival que iria escolher os representantes da nossa diocese para o Festival da Canção de Mensagem a nível nacional, eis que no dia Mundial da Juventude, no domingo, dia 21 de novembro, aconteceu o Festival da Canção Jovem de Mensagem Cristã da Diocese de Leiria Fátima: MC’Fest, dinamizado pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ). O palco do Teatro Municipal de Ourém foi o local onde os três grupos concorrentes apresentaram as suas canções originais inspiradas no tema da Jornada Mundial da Juventude, com o lema “Levanta-te”.

O espetáculo começou de uma forma inspiradora através da dança, com a apresentação de uma coreografia contemporânea por parte das jovens da Academia de Dança Arabesque, que lembrou como, numa linguagem diferente, a arte pode ser expressão de interioridade e espiritualidade. Em seguida, houve a oportunidade de ouvir a mensagem de D. António Marto que, apesar de não poder estar fisicamente presente, lembrou todos os participantes da importância deste festival como celebração da alegria da fé e da juventude na igreja que caminha junta.

Após a explicação do concurso e da apresentação dos jurados, os apresentadores do Festival, Rita Francisco e Marco Pinheiro, deram início ao desfile das canções concorrentes com o Grupo de Jovens da Barreira (GJB) a interpretar a canção “Agarra a tua luz”, seguidos pelo Grupo de Jovens da Marinha Grande com a sua canção “Alguém te chama” e, por fim, o Grupo de Jovens de Santa Catarina (GJSA), da paróquia da Azoia, com a canção “Firma-te nos pés”. Todas as canções foram apoiadas pelas claques das suas paróquias que se fizeram notar de uma forma muito criativa.

Enquanto os jurados decidiam qual seria a canção vencedora, o espetáculo seguiu com a celebração dos cerca de 40 anos de dinamismo da pastoral juvenil em Leiria-Fátima e o palco recebeu o grupo vencedor do Festival em 2008 com a interpretação da canção “Acolhe” e, em pano de fundo, imagens de festivais diocesanos que aconteceram nos últimos anos, uma forma de recordar e celebrar os dons que a música tem trazido a esta Diocese!

 

A CAMINHO DA JMJ

Neste Dia Mundial da Juventude, o SDPJ não podia deixar de marcar a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que foi apresentada pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima, que realçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, convidando todos os presentes a fazer parte deste caminho. Um dos momentos altos desta tarde foi a apresentação ao vivo do hino oficial da JMJ Lisboa 2023, “Há pressa no ar”, que foi interpretada por um grupo de jovens da diocese que se juntou com este propósito e que encheu a sala do auditório com uma energia que já contagia todos para esta Jornada em Portugal.

 

OS VENCEDORES

Ao chegar ao fim do espetáculo, foi divulgado o vencedor do Prémio Ser (prémio votado entre os concorrentes para escolher o grupo com o melhor espírito de festival, entreajuda, serviço, simpatia, interação), que foi atribuído ao Grupo de Jovens da Barreira, que recebeu o prémio pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O prémio da canção vencedora foi para o Grupo de Jovens de Santa Catarina da Azoia com a canção “Firma-te nos Pés” que, segundo o júri, foi a canção que melhor reuniu os critérios de enquadramento com o tema, música, letra e interpretação. O grupo, que recebeu o seu troféu pelas mãos do Pe. Augusto, consagrou a sua conquista voltando a interpretar a canção para as cerca de 300 pessoas presentes nesta que foi a comemoração diocesana do Dia Mundial da Juventude.

O GJSC representará a nossa Diocese no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, no dia 8 de maio de 2022, que terá lugar na diocese de Aveiro, concorrendo contra representantes de cada uma das restantes dioceses do país, e todos os diocesanos de Leiria-Fátima estão convidados a juntar-se à claque que os apoiará.

 

O QUE DIZ QUEM PARTICIPOU?

Queremos dizer a toda a gente que foi ótima a sensação causada pela participação no festival. Uns mais nervosos que outros, a adrenalina e a ansiedade de entrar em palco. Por fim, lá nos soltámos e demos o nosso melhor. Sempre com o objetivo de louvar a Deus e servi-lo com todo o nosso amor.

Para o ano cá estaremos novamente prontos para um novo desafio e um novo tema. Servindo o nosso Pai com alegria e devoção.

Grupo de Jovens da Marinha Grande

Mais uma vez, aceitámos este grande desafio de participar no MC’Fest. O processo inicial desta aventura é sempre o que nos deixa mais ansiosos: conseguir desenvolver uma música que se adapte ao tema que nos é proposto. Por isso, juntámos todo o nosso grupo para que, juntos, construíssemos algo incrível. Com alguns “pozinhos mágicos” e com a ajuda que nos foi oferecida, criámos o tema “Firma-te nos pés”, uma música com a qual procurámos passar uma grande mensagem:

“Levanta-te” de onde estejas e “firma-te nos pés”!! Sabemos que nem sempre é fácil seguir Deus e ouvir o que Ele nos tem a dizer… mas acreditamos que juntos e com a ajuda daqueles que se quiserem juntar a nós, conseguiremos encontrar a luz, o nosso rumo, o nosso lugar. “Levanta-te, Deus está a chamar” e não tenhas medo porque “se tiveres fé, sozinho não vais ficar”.

E quem diria… tornou-se a canção vencedora!! Neste dia tão especial, o dia mundial da Juventude, criámos grandes memórias e mostrámos que juntos conseguimos mais.

Grupo de Jovens de Santa Catarina, Azoia

Para quem nunca participou no festival da canção, pode parecer que este se resume aos 3 minutos e meio que passamos em palco. Por muito bons que estes minutos possam ser, há muito mais que nos marca. Desde as brincadeiras entre o grupo na criação da música e nos ensaios, até ao convívio com os outros grupos no dia do festival, são memórias que levamos para a vida e nos fazem voltar. Já cá estivemos antes, e de certo que voltaremos a estar!

Grupo de Jovens da Barreira

Logo a caminho: Logo da JMJ vai visitar as vigararias de Leiria-Fátima

Começam já no dia 23 de setembro de 2021 as visitas do logo da JMJ Lisboa 2023 às várias paróquias da nossa diocese.

A primeira vigararia a receber o Logo a caminho é a vigararia da Batalha, que já tem planeado o itinerário que este símbolo fará para dar a conhecer às várias comunidades paroquiais o “rosto” da nossa Jornada Mundial da Juventude.

Além deste objetivo, a visita do logo pretende também sensibilizar as paróquias, sobretudo os seus líderes, para a necessidade de cuidar da evangelização dos jovens durante e para além do percurso da catequese e reconhecer na JMJ Lisboa 2023 uma oportunidade e um incentivo.

Após a visita à vigararia da Batalha, o logo passará pelas vigararias de Porto de Mós, Leiria, Fátima, Milagres, Monte Real, Marinha Grande, Ourém e Colmeias, até junho de 2022. A transição para a vigararia seguinte realizar-se-à sempre após o dia 23 de cada mês, para que todas possam marcar o dia 23, dia JMJ, de alguma forma.

Durante as visitas do Logo a caminho, estão previstas várias propostas paroquiais e vicariais, que convidam os jovens e toda a restante comunidade a conhecer a Jornada Mundial da Juventude através do logo, que poderão ter lugar em assembleias paroquiais, missas vespertinas e dominicais, encontros de catequese, entre outros.

Apesar de esta ser uma iniciativa do COD (Comité Organizador Diocesano) e de a sua presença acontecer em todas as vigararias, os COV (Comités Organizadores Vicariais) são os responsáveis por organizar as propostas vicariais e paroquiais, numa forma de aproximar os jovens aos seus líderes e de haver um acompanhamento local na preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

A Vitamina 23 deste mês de setembro, iniciativa que marca todos os dias 23 até à JMJ Lisboa, coincide com o lançamento do Logo a caminho e por isso realiza-se inteiramente na paróquia da Calvaria, vigararia da Batalha, com uma celebração de entrega do logo e uma apresentação deste símbolo e da Jornada Mundial da Juventude aos jovens daquela comunidade paroquial.

Novo site Vitamina C já está disponível

Começamos assim: www.vitaminac.pt

Não queremos correr o risco que mais alguém volte a perguntar “-Qual é o site?”, o site é a nova página de internet do Vitamina C! Não tem nada que saber: vitaminac.pt em qualquer motor de busca ou nas redes sociais.

No dia 23 de fevereiro, foi apresentado o novo site do cancioneiro mais famoso da nossa diocese e, diríamos, de todo o país! O objetivo mantém-se: trazer a alegria de Cristo para os jovens, através da música. E agora com nova imagem e com novas funcionalidades de forma ainda mais acessível: 

  • sugestão de músicas para cada domingo e para vários momentos de oração e convívio; 
  • pautas de centenas de músicas; 
  • vídeos e áudios com interpretação dos temas; 
  • diagrama de acordes disponível em cada página;
  • impressão rápida dos cânticos; 
  • possibilidade de esconder/mostrar acordes junto da letra;
  • alterar o tom da música com um simples click

Se isto não chegar, faz-nos chegar as tuas ideias e faz as tuas sugestões de músicas para acrescentar no site. Que não se ouça “essa não está no vitamina” quando tu próprio podes colaborar com o Vitamina C.

“Queria lançar um desafio à malta: aventurarem-se na música, peguem no Vitamina C e divirtam-se!  Apostem nas músicas ligeiras e nas músicas de animação da Fé. Apostem na música!” Disse o João Barreiro, um dos intervenientes do último Vitamina 23, num serão online e em direto promovido pelo SDPJ Leiria-Fátima nas redes sociais.

VITAMINA K – O repositório de subsídios para a Pastoral Juvenil

Bem-vindo/a ao Vitamina K!

Quantas vezes já te aconteceu estares a preparar uma atividade e não saberes por onde começar?

Quantas vezes já quiseste propor na paróquia uma oração para os jovens mas não tiveste disponibilidade para pensar num esquema adequado?

Quantas vezes precisaste de desenvolver um tema e não soubeste onde encontrar recursos catequéticos e pedagógicos?

Quantas vezes já passaste horas na internet à procura desses recursos e só encontraste propostas do Brasil que não se adequam ou que tiveste de adaptar?

Foi a pensar nestas e noutras dificuldades que o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) começou a imaginar esta ferramenta, que reune num único site os mais variados tipos de recursos úteis ao trabalho pastoral com os jovens.

O VITAMINA K surgiu assim.

Mas o que é, na verdade, o VITAMINA K? É um site onde qualquer pessoa pode encontrar livremente, sem ter que se registar, uma panóplia enorme dos mais variados apoios temáticos, pedagógicos e gráficos, sobretudo para a pastoral juvenil. Estes conteúdos estão organizados por pastas, de acordo com o âmbito da sua utilização; mas podem também ser encontrados através de uma ferramenta de busca por temas.
Pretendemos que o VITAMINA K seja um espaço dinâmico e interactivo. Qualquer pessoa pode colaborar facilmente, fazendo upload dos materiais que queira ver partilhados com o mundo através do VITAMINA K (só serão publicados depois da supervisão do SDPJ). Por outro lado, sempre que haja alguma publicação mais marcante (como esta), daremos o devido destaque e faremos uma notícia que será publicada no próprio site e noutras plataformas.

Estamos certos que o VITAMINA K será uma ferramenta muito útil no âmbito da nova evangelização, atenta à necessidade da partilha global. Queremos que a optimização do acesso aos recursos de pastoral juvenil promova, antes de mais, a experiência de fé, evitando dispersões desnecessárias.
Contamos com a colaboração de cada um através da partilha de conteúdos e da divulgação da nossa VITAMINA K.

Acede já ao site em vitaminak.sdpjleiria.com

Jovens da Diocese podem integrar grupo de preparação para o Crisma F5

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) pretende oferecer aos jovens que se preparam para o Crisma um percurso que os ajude a crescer na fé.

Com a mesma vontade de propôr aos jovens um caminho sério de busca interior de Deus, o SDPJ convida os jovens que se preparam para o Crisma a fazer este percurso num grupo diocesano.

Se tu és um deles, esta proposta é para ti!

Se conhece alguém que possa estar interessado, o SDPJ preparou um convite que tem todas as informações necessárias e que pode ser descarregado em bit.ly/F5-Convite.

Podem inscrever-se todos os jovens que estejam interessados em aliar a preparação para o Crisma a um percurso de aprofundamento da sua fé e a uma caminhada integrada num grupo diocesano.

Sobre o F5 – Grupo Diocesano de Preparação para o Crisma:

  • Um percurso em 3 encontros: 11 de dezembro (14h30 – 17h30) | 8 de janeiro | 12 e 13 de fevereiro (horários a definir) (a inscrição prevê a participação nos três encontros);
  • Ponto de partida: o testemunho de Zaqueu, que não vendo Jesus, foi visto por Ele e, acolhendo-O em sua casa, onde Ele quis ficar, mudou a sua vida e encontrou a Salvação;
  • Destinatários: jovens que se estão a preparar para o Crisma e que tenham vontade de aprofundar essa preparação e fazer uma caminhada integrados num grupo diocesano;
  • Dinâmica de grupo: através destes 3 encontros, além de criarmos um grupo diocesano de preparação para o Crisma, pretendemos proporcionar aos jovens um percurso de crescimento pessoal;
  • Forma de inscrição: Individual, através do preenchimento deste formulário até ao dia 4 de dezembro (número máximo de participantes: 30 jovens; inscrições sujeitas a confirmação).
  • Preço de inscrição: 5€

Todas as dúvidas devem ser remetidas para sdpjleiria@gmail.com.

Diocese comemora Dia Mundial da Juventude

Até este ano, o Dia Mundial da Juventude era celebrado no Domingo de Ramos. No entanto, o Papa Francisco decidiu que, a partir de 2021, o Dia Mundial da Juventude se celebraria em cada diocese, no Domingo de Cristo Rei (21 de novembro de 2021).

O tema proposto pelo Papa enquadra-se na caminhada temática até à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023, tendo como palavra chave condutora deste itinerário, o imperativo “levanta-te!”. Para 2021, o Papa propõe aos jovens o apelo escutado por Paulo no caminho de Damasco: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26,16).

O convite a fazer parte desta celebração do Dia Mundial da Juventude é feito particularmente aos jovens, mas não se fica por aqui. O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima sugere a comemoração do Dia Mundial da Juventude deste ano em dois momentos: um momento paroquial e um momento diocesano.

O momento paroquial prevê um encontro temático, para jovens, sobre a mensagem do Papa para este dia e a participação na Eucaristia dominical da comunidade, seguida de um momento de partilha e convívio paroquial: um mini-concerto, um almoço/lanche partilhado, a distribuição de lembranças, entre outras sugestões.

Como é importante celebrar não só nas comunidades paroquiais, mas também a nível diocesano, o SDPJ propõe que na tarde do Dia Mundial da Juventude, os jovens participem no Festival Diocesano da Canção Jovem de Mensagem Cristã (MC’Fest 2021) que vai decorrer no Teatro Municipal de Ourém, a partir das 16h00, desse dia 21 de novembro. Na celebração dos 40 anos deste Festival, estão preparados momentos que comemoram este marco importante para a pastoral juvenil diocesana.

Para comemorar o Dia Mundial da Juventude, o SDPJ Leiria-Fátima disponibiliza estas propostas e todos os materiais necessários. A reserva de bilhetes para o MC’Fest – Festival da Canção Jovem de Mensagem Cristã também já pode ser feita, gratuitamente.

Materiais:
https://bit.ly/dia-mundial-dajuventude

Reserva de bilhetes:
http://bit.ly/reserva-bilhetes

COD Leiria-Fátima promove formação sobre o itinerário Rise Up

O Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima vai promover uma apresentação/formação sobre o 2º ano do itinerário Rise Up para os animadores juvenis, sacerdotes, responsáveis pastorais de paróquias e movimentos, dirigentes do CNE e todos quantos estejam interessados em conhecer esta ferramenta de dinamização, formação e preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

Esta apresentação vai decorrer online, na plataforma Zoom, a partir das 10h do dia 13 de novembro (ID de acesso: 985 3644 7298 | senha: riseup).

O 2º ano deste itinerário, que inclui já alguns textos dos Atos dos Apóstolos, destaca a dimensão comunitária da experiência da fé. Além disso, ao longo dos vários encontros, os jovens serão levados a desenvolver um projeto comunitário designado por “Eu sou missão”. O objectivo é que os jovens desenvolvam autonomamente um projeto de integração da sua condição de fé juvenil junto da comunidade.

No 1º ano da proposta Rise Up, os Comités Organizadores Vicariais (COV) da JMJ realizaram alguns dos encontros propostos, inicialmente on-line e depois presencialmente.

Rise Up é o itinerário pastoral, formativo, espiritual e catequético lançado em 2020 como preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023. O nome RISE UP dado a esta proposta é uma tradução inglesa da palavra “levanta-te” escolhida pelo papa Francisco para conduzir os jovens nos anos que antecedem a JMJ de Lisboa. Nas mensagens anuais para o Dia Mundial da Juventude, até 2023, o papa elegeu textos bíblicos que incluem esse imperativo, levanta-te, como um incentivo aos jovens para que sintam a fé como um desafio missionário.

Os textos bíblicos escolhidos para servir de ponto de partida para cada encontro deste itinerário são do Evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos. Em cada um desses textos o convite “levanta-te” vai conduzir os jovens ao aprofundamento de uma determinada dimensão da fé cristã.

O itinerário Rise Up está a ser traduzido em várias línguas para poder servir a jovens de várias nacionalidades.

Somos Missão: Este convite é para ti!

Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos. (…) O amor está sempre em movimento e põe-nos em movimento, para partilhar o anúncio mais belo e promissor: «Encontramos o Messias» (…) Colocar-se “em estado de missão” é um reflexo da gratidão.”

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco para mais um dia mundial das Missões, que decorre neste mês de outubro, damos início a um projeto já há muito sonhado: um grupo de jovens missionário, integrado no grupo missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima: Somos Missão!

Este grupo, direcionado para os jovens da nossa Diocese, surge da necessidade de acolher e ajudar os jovens que sentem o chamamento missionário, dando-lhes a oportunidade para porem em prática o seu desejo pulsante de mudarem o mundo, começando por si mesmos, pelos seus e pela comunidade em que se inserem.

Através de encontros mensais teremos a oportunidade de dar a conhecer o sentido do serviço missionário, os diversos projetos existentes na nossa Diocese e permitir a concretização do sonho de fazer uma experiência missionária.

O encontro de apresentação será no dia 16 de outubro, às 21h, no Seminário Diocesano de Leiria. 

Se tens mais de 18 anos, gostavas de dar um tempo da tua vida à Missão e sentes o desejo de integrar um grupo de voluntariado missionário, este encontro é para ti! Aparece no dia 16! 

 

CUMÉQUIÉ? Nova data

Ainda podes aproveitar para ser pastorinho por um dia!

O Cuméquié? tem uma nova data agendada e tu vais querer reservá-la já na tua agenda!

O ar puro e a serenidade da Serra de Aire e Candeeiros continuam à nossa espera para um dia cheio de diversão, gargalhadas e mistérios, no meio das árvores e das ovelhas.

Resumidamente, o que nos espera é viver como os Pastorinhos por um dia: O que é que eles faziam? Como é que passavam o tempo? Que jogos jogavam? O que é que comiam? Vamos descobrir tudo isso e muito mais!

Data: 30 de outubro de 2021
Hora: 10h30 às 18h30
Local: Serra de Santo António, Alcanena (a 20km de Porto de Mós e de Fátima, com transporte a partir de Leiria)
Necessário: Roupa e calçado prático e confortável para caminhada, almoço individual e água.
Preço de inscrição: 2€ (pagamento à chegada)

O Cuméquié? é um encontro de jovens de toda a diocese, que marca o início e o fim do ano pastoral, num momento de convívio, animação e descontração. E este não vai ser diferente! Se tens mais de 15 anos, inscreve-te já e vem passar este dia connosco, como um pastorinho.

A tua inscrição pode ser feita até ao dia 24 de outubro, através deste formulário. Se tiveres alguma dúvida, contacta-nos através do email sdpjleiria@gmail.com.

Nota: O SDPJ Leiria-Fátima recomenda que cada jovem inscrito faça, no dia 30 de outubro, um autoteste à Covid-19, para sua proteção e proteção de todos os inscritos e envolvidos no Cuméquié? Pastorinhos por um dia. Esta recomendação não dispensa o uso de máscara obrigatório durante a atividade.

JMJ Lisboa 2023: Aqui está a data!

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 aproxima-se a passos largos.  A menos de 2 anos do maior encontro de jovens do mundo, esta grande festa começou a ganhar forma depois da apresentação do logo, mais tarde também, através da apresentação do hino oficial e, agora, foi a vez de ser anunciada a data.

A JMJ Lisboa 2023 acontecerá de 1 a 6 de agosto de 2023.

O mês de agosto já é o mês de eleição de muitos portugueses: férias, praia, calor, a família que regressa de outros países, … E agosto de 2023 acabou de ganhar um novo motivo para ser o preferido de todos.

Já mal podemos esperar! Vens connosco?

Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil